sábado, 14 de novembro de 2009

LENDAS SOBRE O GATO PRETO



Conhecido mundialmente pela má fama de trazer azar, o gato preto é cientificamente chamado de Felis silvestris catus negrus, e é um felino da família dos gatos domésticos, tigres, leões, jaguatiricas e Thundercats. Habita regiões escuras e perigosas, como becos, ruelas, latas de lixo, bueiros, construções abandonadas e casas de bruxas, mas também costuma frequentar qualquer lugar aonde se podem passar em sua frente. 
Gatos Pretos tem algumas características peculiares. Embora sejam dóceis, amáveis e lindinhos, um por menor que seja, irá causar danos em sua pessoa. De aproximadamente 200face da Terra, 130 mil são totalmente pretos.

SUPERSTIÇÕES - GATO PRETO 








O grego Heródoto (484-425 a.C), considerado “o pai da História”, afirmava que os egípcios antigos eram “os mais escrupulosamente religiosos de todos os homens”. Entre eles, a religião estava presente em qualquer um dos aspectos da vida, e na origem dos deuses encontrava-se razão para divinização de diversos animais, entre os quais o crocodilo, o cão ou o gato, este um animal doméstico que se transformou em cosmopolita porque é o único felino que vive espontaneamente na residência dos homens. 


Mas seus hábitos noturnos, decorrentes provavelmente da preferência pela caça não só de ratos, como também de répteis, pequenas aves e até mesmo a apanha de peixes, quando ela é possível, fizeram nascer e crescer na Idade Média a idéia de que ele tinha parte como demônio, principalmente se fosse preto, porque essa era a cor que simbolizava as trevas onde o diabo vivia. E essa crença chegou a tal ponto que o papa Inocêncio VIII (1432-1492) não hesitou em incluí-lo na lista dos “mais procurados” pelo tribunal eclesiástico conhecido como Inquisição, responsável pela condenação, mutilação e morte de um número indeterminado de homens e mulheres acusados da prática de bruxaria, feitiçaria ou heresia. 







São muitas as histórias sobre a fama negativa dos gatos. Numa delas, diz-se que em certa noite de 1560, um deles, de cor negra, foi perseguido a pedradas por algumas pessoas. Machucado, ele procurou refúgio na casa de uma velha senhora que costumava abrigar esses animais sem dono. No dia seguinte, os moradores da Lincolnshire – cidade inglesa onde supostamente ocorreu o caso – perceberam que a anciã também apareceu machucada, surgindo daí a conclusão de que ela era uma bruxa, e de que a forma de gato nada mais era que seu disfarce noturno.

Também na França os gatos não tinham boa vida. Mas em 1630 o rei Luis XIII (1601-1643) resolveu amenizar o dia-a-dia desses felinos proibindo que fossem perseguidos. Uma outra história conta que Charles I (1600-1649), rei da Inglaterra, acreditava que seu gato preto lhe trazia boa sorte, e seu medo de perdê-lo era tanto que o mantinha dia e noite sob vigilância. Um dia depois da morte do gato, ele foi preso e em seguida executado. 







Na mitologia escandinava, uma lenda sobre Freia, ou Freija, deusa do amor e patrona da fecundidade, diz que sua carruagem era puxada por dois gatos pretos que depois de servi-la por sete anos transformavam-se em feiticeiras. Tempos depois, já na Idade Média, esses felinos foram associados ao demônio, e por serem animais de atividade predominantemente noturna, criaram em torno de si a idéia de que além de sobrenaturais e servidores de bruxas, ou até mesmo as próprias bruxas, eram também possuidores de poderes apavorantes e personificação do mal e do mistério, daí porque qualquer coisa de ruim que acontecesse, a culpa lhes era sempre atribuída. A história também revela que em tempos passados a punição por determinados crimes incluía a extirpação da língua do condenado, sendo esse órgão dado em seguida aos animais. Quem garante que não tenha se originado daí a frase "O gato comeu sua língua?".


Muito embora os gatos domésticos não sejam mencionados na Bíblia, a lenda assegura que eles foram criados quando em determinado momento a Arca de Noé ficou infestada de ratos. Para resolver o problema, Noé ordenou que o leão espirrasse, e foi desse espirro que se formou o gato.




Deixando-se de lado as histórias e crendices sobre os gatos pretos, é sempre bom saber que uma pesquisa médica realizada em Long Island, nos Estados Unidos, concluiu que os pêlos de um gato preto seriam mais prejudiciais às pessoas alérgicas que os de seus parentes de qualquer outra cor, porque neles as substâncias que provocam esse tipo de reação estão presentes em uma quantidade bem maior. 


No século XVI, os Italianos acreditavam que, se um gato preto pulasse na cama de uma pessoa doente, este iria morrer em breve.
 




Na fase Colonial, escoceses acreditavam que ver um gato preto entrar num beco, poderia indicar a morte de um membro da família.
 

Ronam, soldado do antigo Egito, matou um gato preto, e foi linchado e morto por uma multidão furiosa dos habitantes locais.
 




Do folclore indígena, existe a teoria de que se você tivesse um terçol sobre a pálpebra, esfregando o rabo de um gato preto no local, o terçol iria embora.
 

Na Inglaterra e sul da Escócia, um gato preto estranho sobre um muro próximo a sua casa ou estabelecimento, traz boa sorte.
 




Na Índia, se um gato estranho entrar na casa, tratam muito bem dele enquanto ele quizer ficar, traz prosperidade.


Na Idade Média, acreditava-se que os gatos eram bruxas transformadas em animais. Por isso a tradição diz que quem se cruzar com um gato preto tem azar na certa. Os místicos, no entanto, têm outra versão. Quando um gato preto entra em casa é sinal de dinheiro.




Se um gato preto cruzar seu caminho, você deve voltar pelo caminho de onde veio, pois se não o fizer, é azar na certa.




Gato preto - símbolo da capacidade de meditação e recolhimento espiritual, autoconfiança, independência e liberdade. Plena harmonia com o Unirverso.




O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) da Prefeitura de São Paulo proibiu nesta sexta-feira 13 a adoção de gatos pretos e outros animais que não estejam muito bem de saúde.
A medida é tomada para evitar que eles sofram maus-tratos.
No dia do Halloween e na Semana Santa acontece a mesma coisa.
Nestas datas, há risco de os animais serem sacrificados, por isso há esta proibição.

 

Adoção de gatos pretos no Halloween





Nos anos oitenta Carol era uma veterinária que gostava muito dos animais e por isto criou uma casa - abrigo para bichos abandonados . Neste local ela colocava estas criaturas disponíveis para a adoção .
No final de outubro de 1986  uma senhora chegou para Carol e exclamou :
- Quero adotar doze gatos pretos !
Então a veterinária pediu para que a idosa escolhesse os bichanos que gostaria de levar para casa . Quando esta mulher foi embora Carol pensou :
- Que senhora estranha !
- Ela parece até bruxa de conto infantil por causa da sua aparência e do seu jeito .
Em outubro de 1987 a mesma senhora procurou , de novo , a casa - abrigo da veterinária e exclamou :
- Desejo levar doze gatos negros para a minha residência .
Carol tomou o mesmo procedimento da vez passada e refletiu :
- Que coisa estranha !
- No mesmo mês esta mulher voltou e ainda por cima solicitou a mesma quantidade de gatos escuros .
No final de outubro de 1988 a mesma idosa voltou pedindo doze gatos pretos novamente . Mas a veterinária ficou muito desconfiada e resolveu seguir esta senhora de carro . Carol ficou apreensiva quando viu que a mulher entrou numa casa de madeira num sítio afastado da cidade . Assim a moça resolveu espiar o que estava acontecendo por uma das janelas . Naquele instante ela viu pessoas de capuzes dentro de um círculo ,  com uma estrela desenhada ,  e no meio dele estava um tacho . Então a velha entrou e colocou os doze gatos naquele caldeirão .
Deste jeito a veterinária descobriu que aquela idosa era uma verdadeira feiticeira e utilizava os bichanos para fazer rituais de magia negra na época de Halloween .
Desta maneira Carol proibiu a doação de gatos pretos , no seu abrigo de animais ,  durante o  período da comemoração do  Dia das Bruxas , ou ,  seja de 27 de outubro até 2 novembro  .
Reza a lenda que em muitas cidades aumenta a procura de gatos negros nesta época . 



Lendas dos Gatos Negros do Jardim Centauro 


  Patrícia era uma adolescente que  mudou – se , com sua família ,   de São Paulo para um bairro chamado Jardim Centauro , na cidade de Curitiba .
Na primeira noite em sua nova residência , esta garota escutou gatos pulando e miando no telhado . Já , na segunda noite , ela ouviu que estes bichos  arranhavam a janela do seu quarto . Então  na terceira noite , bem no meio do seu sono ,  ela sentiu que um gato estava em cima dela  , arranhando o seu corpo . De repente , a menina acordou , viu o negro animal com olhos de fogo , que desapareceu na sua frente do nada .
No dia seguinte  Patrícia estava conversando com Rafael , o vizinho da casa ao lado , sobre animais . No meio da conversa o rapaz afirmou que , há dez anos atrás ,  naquela casa morou uma bruxa que matava gatos pretos  em seu caldeirão para fazer trabalhos de magia negra . Rafael  confessou que , numa certa madrugada , ele escutou miados doloridos de gatos , então ele espiou por cima do  muro da vizinha e viu que a feiticeira estava jogando os animais para dentro de um  tacho quente .
No dia seguinte , Patrícia estava preparando a sua horta , quando achou ossadas de gatos no quintal . Assim  ela cavou mais fundo e achou esqueletos de animais .
Após tudo isto , a moça chamou religiosos para benzer a casa e nunca mais ouviu miados e nem barulhos  de gatos fantasmas .



Nenhum comentário:

Postar um comentário